Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Bastonário reuniu com secretário regional – Notícias


O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, esteve reunido com o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, no final das visitas que realizou a vários locais de exercício farmacêutico na Região Autónoma da Madeira. Os dois responsáveis partilharam informações sobre o desenvolvimento de novos serviços farmacêuticos em articulação com o Serviço Nacional de Saúde, como são os casos da vacinação contra a gripe e COVID-19, renovação da terapêutica crónica, dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade e protocolos de intervenção farmacêutica em situações cínicas ligeiras.

“Registei com satisfação o interesse demonstrado pelo Secretário Regional em torno do desenvolvimento, em colaboração com a Ordem dos Médicos, de protocolos para intervenção para resolução de situações clínicas ligeiras, como as infeções urinárias, do trato respiratório superior, otites ou infeções oculares. Acreditamos que estes novos serviços farmacêuticos podem aliviar a pressão sobre os cuidados de saúde primários e hospitalares e responder com a celeridade e qualidade que os cidadãos pretendem”, destacou o bastonário no final do encontro com o membro do Governo Regional.

Os dois responsáveis efetuaram também um ponto de situação sobre a criação do curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade da Madeira (UM), em moldes semelhantes ao que já acontece com o Mestrado Integrado em Medicina, em que os dois primeiros anos são lecionados na UM e os restantes na Universidade de Lisboa.

Link da fonte

Scroll to Top