Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Bastonário recebeu representantes dos farmacêuticos hospitalares – Notícias


O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos esteve reunido esta terça-feira com a presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, Ana Margarida Freitas, naquele que foi o primeiro encontro formal entre as direções das duas organizações. A Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde e o reconhecimento mútuo da especialização conferida pela OF e pelo Ministério da Saúde, através da Residência Farmacêutica, foram temas com natural destaque. O bastonário reforçou a importância e responsabilidade dos farmacêuticos hospitalares por todo o circuito do medicamento hospitalar, muito particularmente dos novos medicamentos e terapias avançadas.

As duas entidades estão disponíveis para colaborar na qualificação e desenvolvimento da atividade farmacêutica em Farmácia Hospitalar. Partilham também a visão sobre a importância da formação contínua e pós-graduada, nomeadamente nas novas áreas de intervenção da profissão.

A APFH tem atualmente em curso um programa de apoio e incentivo à formação de farmacêuticos, com a criação de uma bolsa de doutoramento para farmacêuticos hospitalares e bolsas de formação na área da Oncologia e da Farmacocinética Clínicas.

O bastonário destacou o contributo dos farmacêuticos hospitalares na geração de evidência de suporte à decisão clínica e terapêutica, sublinhando a importância de medir os resultados das suas ações, da efetividade das terapias e, de um modo geral, na avaliação económica das tecnologias de saúde.

Link da fonte

Scroll to Top