O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, participa, esta semana, no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que decorre na Foz de Iguaçu, no estado do Paraná, sob organização do Conselho Federal de Farmácia do Brasil (CFF).
O representante dos farmacêuticos portugueses participou na sessão inaugural do evento, partilhando com os colegas brasileiros os recentes desenvolvimentos da profissão farmacêutica em Portugal.
Nesta edição, o Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas está subordinado ao tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde”, tendo como objetivos “promover saúde, bem-estar e qualidade de vida personalizada, considerando as nuances de cada indivíduo, valorizando o papel fundamental do farmacêutico na saúde.”
As sessões contam com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais que abordam matérias com elevada relevância e impacto na profissão farmacêutica – como a intervenção do farmacêutico na pesquisa avançada e inovação terapêutica, no desenvolvimento de novas tecnologias de saúde, na promoção do uso racional de medicamentos, na ampliação dos serviços farmacêuticos centrados na pessoa ou na tomada de decisão clínica.
A agenda do evento inclui também temas como a oncologia, o empreendedorismo, o canábis medicinal ou a integração da inteligência artificial na prática farmacêutica.
À margem do evento, o bastonário da OF reuniu também com os responsáveis do Instituto Racine, uma instituição de ensino superior brasileira, com a qual a OF celebrou um protocolo de colaboração em 2014, para desenvolvimento de sinergias na promoção de atividades formativas para farmacêuticos.
O bastonário reuniu também com o presidente do CFF, Walter João, abordando as iniciativas e projetos das duas entidades no âmbito da qualificação e diferenciação dos farmacêuticos, de que a nova Competência Farmacêutica em Oncologia é um dos mais recentes exemplos, em Portugal, mas também o leque de serviços farmacêuticos disponibilizados nas farmácias comunitárias dos dois países, dando também nota da recente implementação dos serviços de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade nas farmácias comunitárias e da renovação da terapêutica crónica.
Ao longo dos anos, a OF e o CFF têm aprofundado relações institucionais, em especial no âmbito da cooperação internacional e afirmação da profissão farmacêutica no espaço lusófono.
A participação da OF no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas representa uma oportunidade para intercâmbio de conhecimentos, partilha de experiências, acompanhamento dos desenvolvimentos legislativos relativos à profissão farmacêutica no Brasil.