Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Bastonária visitou farmácias na Figueira da Foz – Notícias


A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) visitou no dia 8 de julho a Farmácia Saúde e a Farmácia Saúde Lavos, ambas no concelho da Figueira da Foz, numa iniciativa integrada no projeto “Roteiros Farmacêuticos”, que a levará, ao longo do seu mandato, a visitar vários locais onde os farmacêuticos exercem a sua atividade.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) visitou no dia 8 de julho a Farmácia Saúde e a Farmácia Saúde Lavos, ambas no concelho da Figueira da Foz, numa iniciativa integrada no projeto “Roteiros Farmacêuticos”, que a levará, ao longo do seu mandato, a visitar vários locais onde os farmacêuticos exercem a sua atividade. A diretora técnica da Farmácia Saúde, Anabela Mascarenhas, apresentou as modernas instalações deste espaço de saúde, bem como os diversos serviços farmacêuticos que são disponibilizados à população, tendo a dirigente da OF testemunhado com especial satisfação a motivação de toda a equipa para prestar mais e melhores cuidados de saúde aos seus utentes.
    
A Farmácia Saúde foi idealizada pela sua diretora técnica há vários anos, durante uma época em que um grupo de farmacêuticos, que ficou conhecido como o “Grupo do Guincho”, iniciou o desenvolvimento e redação das Boas Práticas de Farmácia, um importante referencial para o exercício profissional em farmácia comunitária.

Com uma área bastante ampla, de cerca de 500 m2, dispõe de espaços e gabinetes para atendimento privado dos utentes, onde se podem realizar análises e testes específicos, armazém, laboratório para manipulação de medicamentos e uma sala de formação, onde são organizados cursos dirigidos à população e ações de formação e atualização para os colegas farmacêuticos da região.

Durante a visita da bastonária, este espaço estava a ser utilizado para uma aula de tai-chi para a população idosa, tendo sido possível testemunhar também a excelente relação entre a equipa da farmácia e os seus utentes.

Entre os principais serviços farmacêuticos disponibilizados estão a preparação de medicamentos em dose individualizada, a entrega de medicamentos ao domicílio, a medição de vários parâmetros bioquímicos, administração de vacinas ou o aconselhamento a doentes polimedicados, deteção de interações medicamentosas e reações adversas, consultas nas áreas da nutrição, dermocosmética, podologia, tabagismo, entre muitos outros.

De realçar ainda a constante preocupação da diretora técnica com o cumprimento das Boas Práticas e procedimentos descritos no Manual da Qualidade, assim como com a realização e publicação de estudos e trabalhos técnico-científicos resultantes de programas de cuidados farmacêuticos desenvolvidos na farmácia.

A bastonária confessava durante a visita a sua surpresa não só pelo espaço que encontrou, mas pela panóplia de serviços que são prestados nesta farmácia e, fundamentalmente, pela relação de proximidade que é estabelecida com os utentes, algo que a dirigente da OF pôde constatar na primeira pessoa.

“Nunca vi uma farmácia assim, pela modernização e forma personalizada como atende os doentes, para além dos diversos serviços de apoio e investigação, formação e até aulas de ginástica adequadas aos doentes” referiu Ana Paula Martins à imprensa regional.

Após esta visita à Farmácia Saúde, a bastonária deslocou-se também à Farmácia Saúde Lavos, numa zona mais interior do Concelho da Figueira da Foz, cuja direção técnica é assumida pela farmacêutica Paula Gonçalves Pereira.

Recentemente, esta farmácia foi alvo de uma remodelação profunda, num projeto de arquitetura pioneiro e extramente desafiante pelos materiais utilizados, que proporciona melhores condições de trabalho para toda a equipa e melhores condições de atendimento aos utentes.

A bastonária ficou também muito bem impressionada com a renovação encetada, tendo saudado toda a equipa envolvida e destacado o seu empenho na preservação da farmácia enquanto espaço de saúde, que proporciona aos utentes um serviço diferenciado, de qualidade, prestado por profissionais altamente qualificados como são os farmacêuticos.

Link da fonte

Scroll to Top