A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) visitou no dia 8 de julho a Farmácia Saúde e a Farmácia Saúde Lavos, ambas no concelho da Figueira da Foz, numa iniciativa integrada no projeto “Roteiros Farmacêuticos”, que a levará, ao longo do seu mandato, a visitar vários locais onde os farmacêuticos exercem a sua atividade.
A Farmácia Saúde foi idealizada pela sua diretora técnica há vários anos, durante uma época em que um grupo de farmacêuticos, que ficou conhecido como o “Grupo do Guincho”, iniciou o desenvolvimento e redação das Boas Práticas de Farmácia, um importante referencial para o exercício profissional em farmácia comunitária.
Com uma área bastante ampla, de cerca de 500 m2, dispõe de espaços e gabinetes para atendimento privado dos utentes, onde se podem realizar análises e testes específicos, armazém, laboratório para manipulação de medicamentos e uma sala de formação, onde são organizados cursos dirigidos à população e ações de formação e atualização para os colegas farmacêuticos da região.
Durante a visita da bastonária, este espaço estava a ser utilizado para uma aula de tai-chi para a população idosa, tendo sido possível testemunhar também a excelente relação entre a equipa da farmácia e os seus utentes.
Entre os principais serviços farmacêuticos disponibilizados estão a preparação de medicamentos em dose individualizada, a entrega de medicamentos ao domicílio, a medição de vários parâmetros bioquímicos, administração de vacinas ou o aconselhamento a doentes polimedicados, deteção de interações medicamentosas e reações adversas, consultas nas áreas da nutrição, dermocosmética, podologia, tabagismo, entre muitos outros.
De realçar ainda a constante preocupação da diretora técnica com o cumprimento das Boas Práticas e procedimentos descritos no Manual da Qualidade, assim como com a realização e publicação de estudos e trabalhos técnico-científicos resultantes de programas de cuidados farmacêuticos desenvolvidos na farmácia.
A bastonária confessava durante a visita a sua surpresa não só pelo espaço que encontrou, mas pela panóplia de serviços que são prestados nesta farmácia e, fundamentalmente, pela relação de proximidade que é estabelecida com os utentes, algo que a dirigente da OF pôde constatar na primeira pessoa.
“Nunca vi uma farmácia assim, pela modernização e forma personalizada como atende os doentes, para além dos diversos serviços de apoio e investigação, formação e até aulas de ginástica adequadas aos doentes” referiu Ana Paula Martins à imprensa regional.
Após esta visita à Farmácia Saúde, a bastonária deslocou-se também à Farmácia Saúde Lavos, numa zona mais interior do Concelho da Figueira da Foz, cuja direção técnica é assumida pela farmacêutica Paula Gonçalves Pereira.
Recentemente, esta farmácia foi alvo de uma remodelação profunda, num projeto de arquitetura pioneiro e extramente desafiante pelos materiais utilizados, que proporciona melhores condições de trabalho para toda a equipa e melhores condições de atendimento aos utentes.
A bastonária ficou também muito bem impressionada com a renovação encetada, tendo saudado toda a equipa envolvida e destacado o seu empenho na preservação da farmácia enquanto espaço de saúde, que proporciona aos utentes um serviço diferenciado, de qualidade, prestado por profissionais altamente qualificados como são os farmacêuticos.