Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Bastonária contactou com colegas da região de Vila Franca de Xira – Notícias


A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, visitou, no dia 11 de maio, o concelho de Vila Franca de Xira para contacto com os cuidados de saúde locais, com particular atenção à atividade desenvolvida pelos farmacêuticos nas Farmácias Hospitalares, nas Farmácias Comunitárias e nos Laboratórios de Análises Clínicas.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, visitou, no dia 11 de maio, o concelho de Vila Franca de Xira para contacto com os cuidados de saúde locais, com particular atenção à atividade desenvolvida pelos farmacêuticos nas Farmácias Hospitalares, nas Farmácias Comunitárias e nos Laboratórios de Análises Clínicas. A iniciativa constitui a primeira etapa de um projeto que levará a dirigente da OF, ao longo do seu mandato, a diversas regiões do país com o objetivo de traçar um quadro socioeconómico das atividades farmacêuticas, onde se destaquem e promovam as boas práticas e se procurem soluções para as dificuldades e insuficiências que persistem em ambientes de isolamento ou de crise.
    
A visita ao concelho de Vila Franca de Xira iniciou-se pelo hospital gerido em parceria público-privada com o Grupo José de Mello Saúde. Ana Paula Martins esteve reunida com o presidente da Comissão Executiva, Pedro Bastos, com a administradora executiva Maria João Germano, e com as colegas Teresa Aires Pereira, diretora coordenadora das Farmácias da José de Mello Saúde, e Carla Ferrer, diretora da Farmácia do Hospital de Vila Franca de Xira.

Em seguida, a dirigente da OF foi conduzida numa visita à farmácia do hospital, contactando com os farmacêuticos que aí exercem e inteirando-se das suas funções, responsabilidades, projetos e condições de trabalho, em especial no que respeita às garantias de segurança que o medicamento exige na sua prescrição, preparação e dispensa, quer no internamento, quer no ambulatório.

A bastonária destacou a importância de aos farmacêuticos hospitalares, especialidade que congrega cerca de oito centenas de farmacêuticos distribuídos por todo o país, ser reconhecida uma carreira no SNS, à imagem do que há muito acontece com outros profissionais de saúde, como é o caso dos médicos, por força da autonomia técnica e deontológica e pelo elevado grau de especialização das funções e responsabilidade dos farmacêuticos hospitalares.

A carreira farmacêutica é uma aspiração de décadas que tem sido adiada, sem justificação compreensível, por governos sucessivos, gerando perdas de motivação para os farmacêuticos hospitalares e condições de exercício preocupantes pela falta de formação estruturada e renovação de quadros, tanto mais que a criação da carreira respeita, em termos de despesa, o princípio da neutralidade orçamental.

Após a visita ao Hospital de Vila Franca de Xira, a bastonária deslocou-se ao Laboratório de Análises Clínicas Dra. Elisabeth Barreto, em Benavente, onde foi recebida pela proprietária e diretora técnica, Elisabeth Barreto, e pela diretora técnica substituta, Ana Teresa Barreto.

Este laboratório dispõe de seis postos de colheita espalhados por algumas povoações da região, prestando um serviço de proximidade à população. As responsáveis da unidade transmitiram à dirigente da OF algumas preocupações relacionadas com a atividade profissional dos farmacêuticos analistas clínicos, em particular, ao nível da empregabilidade, das qualificações e da formação universitária pós-graduada de especialistas nesta área.

Durante esta visita foi também analisado o panorama atual do setor das análises clínicas em Portugal, nomeadamente o impacto de internalização das análises clínicas em algumas unidades de saúde públicas, o novo regime de convenções e a desatualização da tabela de nomenclaturas.

Depois desta passagem por Benavente, a bastonária foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, num encontro em que foram partilhadas informações sobre as iniciativas no âmbito da promoção da saúde desenvolvidas pelas duas entidades.

Ana Paula Martins elogiou a atuação de todos os agentes no surto de legionella que afetou o concelho no final de 2014 e disponibilizou a OF, bem como a experiência e os conhecimentos dos cerca de 200 farmacêuticos que exercem no concelho para participar em ações no domínio da saúde que a Câmara venha a desenvolver junto da comunidade.

A deslocação ao concelho de Vila Franca de Xira terminou com a visita à Farmácia Moderna, no centro da cidade, onde contactou com os farmacêuticos comunitários que fazem parte da equipa. A diretora técnica, Fátima Silvestre, apresentou as instalações, renovadas há cerca de seis anos, o quadro de pessoal e os serviços prestados à população.

A responsável da farmácia salientou as dificuldades económicas e financeiras que estas unidades de saúde enfrentam e o esforço que toda a equipa emprega para manter a qualidade nos serviços disponibilizados aos utentes.

Também a bastonária se referiu à conjuntura atual que o setor atravessa, assumindo o compromisso de dar voz às preocupações dos colegas que estão no terreno, tendo realçado que esse é também um principais objetivos das várias visitas que irá efetuar ao longo do seu mandato.

Link da fonte

Scroll to Top