Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Autoridades esperam aumento de procura de medicamentos durante as Jornadas Mundiais da Juventude – Notícias


O Infarmed alertou os operadores do circuito do medicamento para um expectável aumento de procura de medicamentos durante a realização das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, entre meados de julho e meados de agosto. A autoridade nacional do medicamento identificou mais de uma dezena de fármacos com maior utilização pelas populações mais jovens. Os operadores devem prever o aumento de procurar e tomar diligências para assegurar a oferta e o abastecimento do mercado.

Entre os medicamentos com expectável aumento de procura estão alguns antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antidiarreicos ou recuperadores da flora intestinal, num total de 16 de medicamentos que constam na listagem divulgada pelo Infarmed.

O regulador solicita a adoção de procedimentos para assegurar o adequado abastecimento do mercado durante o período que antecede a realização das Jornadas.

A organização continua a receber candidaturas de profissionais e estudantes da área da saúde como voluntários para prestar apoio aos participantes e infraestruturas de saúde que vão estar espalhadas pela cidade de Lisboa durante a realização do evento, entre 1 e 6 de agosto – equipas móveis, tenda de socorrismo, posto médico avançado e hospital de campanha.

O Voluntariado de Saúde está aberto a profissionais e estudantes da área da Saúde e as equipas são constituídas com base nas qualificações e competências de cada voluntário – médicos enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos ou outros profissionais de saúde com experiência em socorrismo/emergência pré-hospitalar.

Os candidatos a voluntários de saúde devem completar a sua inscrição através do formulário de candidatura disponibilizado pela organização, indicando as suas qualificações, competências e experiência profissional e disponibilidade.

A OF manifestou a disponibilidade dos farmacêuticos portugueses para colaborar com o comité organizador da JMJ, nomeadamente no planeamento da assistência farmacêutica aos participantes, assumindo também o compromisso de divulgar as candidaturas a voluntariado junto dos profissionais farmacêuticos.

Link da fonte

Scroll to Top