Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Associação ZERO aponta Agulhão como referência para a recolha de corto-perfurantes

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, a 7 de dezembro de 2023, regulamentação para a recolha de corto-perfurantes utilizados pelos doentes em ambulatório, visando evitar que estes resíduos sejam depositados no lixo comum, com riscos para a saúde e para o ambiente.

O conjunto de medidas, que aguardam a promulgação pelo Presidente da República para posterior publicação em Diário da República, já conquistou o apoio da Associação ambientalista ZERO que utilizou como referência o sucesso da iniciativa pioneira da Associação de Farmácias de Portugal, “Seringas Só no Agulhão”. De salientar que ao abrigo deste projeto já foi possível recolher 2,7 milhões de seringas e agulhas usadas.

Em concreto, a proposta do Governo aposta na recolha seletiva dos resíduos corto-perfurantes e na garantia de um fácil acesso dos cidadãos. Este sistema implica uma contentorização adequada, bem como um tratamento equivalente ao exigido para os resíduos hospitalares com as mesmas características. O objetivo do Governo é atingir, até ao final de 2030, uma taxa de recolha de pelo menos 75%. Para mais informações leia a notícia na integra em Associação Zero.

 

Scroll to Top