Assinatura de protocolo de colaboração visa promover a Linha SNS 24 – SPMS

A SPMS, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta segunda-feira, dia 18 de novembro, um protocolo de colaboração para a promoção da Linha SNS 24 e a realização de outras ações de literacia em saúde.

Um dos principais objetivos deste acordo é informar e sensibilizar a população para os benefícios da utilização da Linha SNS 24 uma vez que a divulgação eficaz da Linha SNS 24 é essencial para garantir que a informação sobre os respetivos serviços chega ao maior número de cidadãos.

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que focou que “o SNS 24 é a porta de entrada do cidadão no Serviço Nacional de Saúde” e que vai muito além de uma linha telefónica: “É um conjunto de serviços que podem ser consultados na aplicação móvel e no portal e que permitem agendar consulta, pedir a medicação habitual, consultar a agenda de saúde individual ou realizar teleconsulta”.

O SNS 24 tem ainda uma extensão física, com perto de 400 balcões distribuídos de norte a sul do país, enquanto “espaços de proximidade, localizados sobretudo em zonas isoladas, que apoiam as pessoas no acesso a um conjunto de serviços de saúde úteis, como a teleconsulta”, sinalizou a governante.

A importância do projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’

“O SNS 24 tem-se revelado um excelente exemplo de telessaúde e de adaptação da capacidade de resposta às necessidades, conforme assistimos nesse período tão difícil da nossa história global, a pandemia da COVID-19”, destacou ainda Ana Povo, mencionando ainda que a consolidação do projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ “reforça a importância estratégica da Linha SNS 24”.

“Em 13 unidades locais de saúde, a triagem é já realizada através do SNS 24 e, deste modo, garante-se que os serviços de urgência são usados para situações urgentes ou emergentes”, detalhou.

Na sua opinião, os benefícios para os utentes “são evidentes, pois podem aceder a consulta no seu centro de saúde no próprio dia ou no dia seguinte, com hora marcada, ou permanecer em suas casas, em autocuidados, com acompanhamento da Linha SNS 24”, enquanto os profissionais podem gerir “melhor o seu tempo e acrescentar valor à prestação de cuidados”. Para o sistema de saúde, estamos perante “ganhos de eficiência e, sobretudo, uma oportunidade para gerar melhores resultados em saúde”.

A Linha SNS 24 atendeu, este ano, mais de 2,8 milhões de chamadas, o que representa mais de 1,2 milhões comparativamente ao período homólogo.

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