A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, por maioria, a Recomendação do Partido Ecologista “Os Verdes” para reconhecimento dos contributos para investigação e para o Serviço Nacional de Saúde prestados pela professora e investigadora farmacêutica, Odetter Ferreira, através de uma homenagem toponímica.
Maria Odetter dos Santos-Ferreira (1925-2018) foi uma figura incontornável da ciência e da saúde pública em Portugal. Farmacêutica, investigadora e professora universitária, destacou-se pelo seu papel pioneiro na luta contra o VIH/sida, sendo responsável pela descoberta da variante portuguesa do vírus e impulsionando a criação dos primeiros programas de troca de seringas para a redução das infeções.
O seu trabalho incansável salvou inúmeras vidas e deixou um legado inestimável na investigação científica e na política de saúde pública.
Por ocasião do centenário do seu nascimento, foi proposta à Assembleia Municipal de Lisboa uma homenagem toponímica, que se materializará na atribuição do seu nome a um parque, praça, avenida, rua, jardim, placa toponímica ou outro melo de qualquer outra significativa sinalização.
A homenagem foi aprovada na reunião da Assembleia Munical de Lisnboa realizada a 16 de janeiro, com votos favoráveis do PS, PSD, CDS-PP, PCP, BE, IL, Chega, PEV, Livre, PAN, Aliança e deputadas não inscritas Daniela Serralhar e Rute Lima e a abstenção do MPT.