O procedimento de aquisição de vacinas contra a gripe sazonal para a época gripal 2024/2025, para 55 entidades, ficou concluído em julho. O valor ultrapassa os 23 milhões de euros.
A SPMS, enquanto entidade responsável pelas compras na saúde, assegura a aquisição centralizada e o registo central de vacinas. Neste âmbito, o processo de aquisição das vacinas contra a gripe – dose normal e dose elevada – foi lançado em junho, tendo sido adjudicadas 2,6 milhões de doses de vacinas tetravalentes, das quais perto de 2,3 milhões de dose normal e 360 mil de dose elevada.
Através deste procedimento foram adquiridas vacinas contra a gripe para 55 instituições, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. O processo, concluído em julho, ultrapassou o valor de 23 milhões de euros.
Para a campanha de vacinação da época gripal 2024/2025, a estratégia foi alterada, com vista a chegar a mais pessoas, nomeadamente com a vacina de dose elevada, que vai estar disponível para pessoas com idade igual ou superior a 85 anos.
A campanha sazonal outono-inverno tem como prioridade incentivar a população a vacinar-se, especialmente as pessoas mais vulneráveis, de forma a reduzir o risco de doença grave, de hospitalização e de morte por infeção. Esta campanha reafirma os princípios de gratuitidade, acessibilidade, equidade e abrangência, destinando-se a todas as pessoas que, em Portugal, tenham indicação para a vacinação contra a gripe.