Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

António Melo Gouveia nomeado vice-presidente da CATS – Notícias


O Infarmed apresentou no dia 8 de junho a nova Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS), um órgão consultivo que vai emitir pareceres e recomendações, bem como avaliar estudos e propor medidas relacionadas com os preços e a comparticipação de medicamentos ou dispositivos médicos.

O Infarmed apresentou no dia 8 de junho a nova Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS), um órgão consultivo que vai emitir pareceres e recomendações, bem como avaliar estudos e propor medidas relacionadas com os preços e a comparticipação de medicamentos ou dispositivos médicos. Esta estrutura integra uma centena de peritos, onde se incluem 77 médicos, 13 farmacêuticos e 10 economistas. Será presidida pelo médico José Manuel Vinhas Pereira, que tem como vice-presidentes o farmacêutico António Melo Gouveia, presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos, e o economista Julian Perelman.
    
O presidente da autoridade reguladora, Henrique Luz Rodrigues, explicou na sessão de apresentação do CATS que esta comissão será a “trave mestra” do processo de avaliação da eficiência e a efetividade nas áreas do medicamento, dos dispositivos médicos e em outras tecnologias de saúde.

“Compete ao grupo de peritos da CATS recuperar o atraso na análise dos medicamentos que estão pendentes e que têm sido disponibilizados aos doentes sob a forma de autorizações de utilização excecionais (AUE)”, lembrou o presidente do Infarmed, sublinhando também a importância da “colaboração ca Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) com a CATS no complemento da hierarquização da abordagem terapêutica”.

Link da fonte

Scroll to Top