António da Rocha e Costa (1951 – 2025) – Notícias


O farmacêutico António da Rocha e Costa, presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos entre 2013 e 2016, faleceu esta quarta-feira, 9 de julho, aos 74 anos. As cerimónias fúnebres decorrem na Igreja Paroquial de Revinhade, Felgueiras. O funeral realiza-se amanhã, quinta-feira, na mesma igreja, pelas 10h00.

Nascido a 6 de janeiro de 1951 em Guimarães, António da Rocha e Costa licenciou-se em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 1977. Desde cedo se destacou na área das análises clínicas, que viria a marcar profundamente o seu percurso profissional.

Iniciou a sua carreira profissional na Quilaban e realizou um estágio técnico na Boehringer, em Munique, na área de reagentes para diagnóstico laboratorial. Obteve em 1978 o título de especialista em Análises Clínicas atribuído pela Ordem dos Farmacêuticos.

Em 1980 fundou o Laboratório de Análises Clínicas Rocha e Sá, em Vila Nova de Famalicão, que depois expandiu para a sua cidade natal, assumindo a respetiva direção técnica. Estes laboratórios tornaram-se uma referência na região Norte pela qualidade e proximidade às comunidades dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vizela, Fafe e Felgueiras.

Fez ainda uma breve incursão pela farmácia comunitária, adquirindo, em sociedade com a farmacêutica La Salete Robles, a Farmácia Santo António, também em Guimarães.

O seu envolvimento na Ordem dos Farmacêuticos iniciou-se ainda jovem, pela mão do Prof. Doutor Alfredo Albuquerque, integrando a Direção da Secção Regional do Norte. Num segundo mandato foi eleito Presidente da Direção Regional, coincidindo com a eleição do Prof. Albuquerque como bastonário.

Mais tarde, entre 2007 e 2013, foi Presidente da Assembleia Geral da Secção Regional do Norte e, entre 2013 e 2016, regressou à liderança da Direção Regional do Norte, integrando por inerência a Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos. Exerceu também funções no Conselho Jurisdicional Nacional.

Como especialista reconhecido, integrou vários Conselhos do Colégio da Especialidade de Análises Clínicas e participou em diversos júris de exame para atribuição do título de especialista. Foi igualmente dirigente da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) e da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL).

Para além do seu percurso profissional, teve ainda uma forte intervenção cívica particularmente na sua cidade natal. Dirigiu o jornal O Povo de Guimarães entre 1993 e 1999, presidiu durante dois mandatos à Associação Muralha, dedicada à defesa do património, foi diretor do Centro Equestre de Guimarães e exerceu funções de direção e de presidente da Assembleia Geral da Associação Familiar Vimaranense, uma instituição mutualista com mais de um século de história.

A Ordem dos Farmacêuticos reconhece o importante contributo de António da Rocha e Costa para o desenvolvimento da profissão e o seu exemplo de dedicação, competência e integridade, que deixaram marca entre os colegas e na sociedade.

Neste momento de pesar, a Ordem dos Farmacêuticos endereça as mais sentidas condolências à família e amigos.

Link da fonte

Scroll to Top