Pelo terceiro ano consecutivo, os chefes das agências europeias do medicamento, por via do Working Group of Communications Professional, realizam a Semana de Consciencialização para as Reações Adversas aos Medicamentos, dando visibilidade ao tema nas redes sociais, páginas eletrónicas das agências e meios de comunicação social. O grande objetivo da iniciativa é incentivar a notificação de reações adversas por profissionais de saúde, doentes e cidadãos.
A campanha vai dar visibilidade
ao tema da notificação de reações adversas, reforçando mensagens relacionadas
com a farmacovigilância e sensibilizando os agentes e a sociedade em geral para
a importância de comunicar problemas relacionados com medicamentos às
autoridades.
Este ano, a campanha irá também focar
eventuais reações adversas associadas à toma de medicamentos por crianças,
mulheres grávidas, a planear engravidar ou a amamentar, numa associação às comemorações
do Dia Universal da Criança, a 20 de novembro.
Está prevista a participação de
32 países (24 países europeus, Austrália, México, Nova Zelândia, Colômbia,
Equador, El Salvador, Iraque e Jordânia), bem como colaboração na divulgação
por parte da Comissão Europeia, EMA e EURORDIS.