Nos últimos meses têm sido reportadas falhas de várias centenas de medicamentos nas farmácias comunitárias portuguesas. Em entrevista à TVI, Manuela Pacheco, Vice-Presidente da AFP sublinhou que estas falhas se tratam de uma situação “recorrente, pontual e cíclica” e não devem ser motivo de preocupação para a população, pois “as farmácias (…) tentam sempre resolver o problema do utente”.
Durante o programa Esta Manhã, da TVI, do passado dia 15 de novembro, a responsável da AFP esclareceu ainda que quando confrontadas com falhas de medicamentos “as farmácias reportam imediatamente” às entidades competentes, uma vez que “existem mecanismos e ferramentas que acionamos para o INFARMED ter conhecimento (…) e o INFARMED aciona autorizações especiais e excecionais”, por forma a dar resposta às necessidades dos utentes.
Manuela Pacheco apelou ainda à população “para não açambarcar medicamentos”, evitando aviar todas as suas receitas de uma vez, alertando que este comportamento “irá contribuir para um aumento das faltas de medicamentos”.
Consulte a notícia na íntegra aqui.