
No primeiro semestre do ano arrancam novas ações de formação promovidas pela Academia SPMS. Uma visão prática do Sistema de Informação RHV e ações no âmbito do Regime Geral de Prevenção da Corrupção são algumas das novidades. Conheça mais e saiba como se inscrever.
Para o primeiro semestre de 2025, a Academia SPMS renovou a sua oferta de ações formativas destinadas a trabalhadores/as do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e organismos tutelados pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo principal centra-se em melhorar as práticas na gestão do conhecimento e as competências profissionais.
As ações de formação podem ser totalmente à distância ou em formato misto. A formação à distância é apoiada pela nova plataforma eStudo da SPMS.
Em parceria com o CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança, a Academia SPMS lança mais uma edição do curso “Responsável de (Ciber)Segurança“. Qualificar profissionais com as competências necessárias para auxiliar na gestão da cibersegurança de empresas é um dos objetivos desta ação formativa.
Num mundo globalizado onde a comunicação é cada vez mais digital, a gestão de conteúdos torna-se fundamental para as organizações que pretendem comunicar de forma eficaz com o seu público-alvo. Este é o pressuposto para o curso “Gestão de Redes Sociais – O caso do SNS“, que apresenta as melhores ferramentas de comunicação e de gestão de conteúdos das várias redes sociais.
A iniciação e consolidação de temáticas relacionadas com o “Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados“, com duração de 20 horas formativas, é mais uma das propostas da Academia para este primeiro semestre.
SICC I Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e as ações de formações sobre os sistemas de informação da saúde, nomeadamente o “SClínico Hospitalar – Perfil Enfermeiro” são outras das opções disponíveis. Mas nesta área dos sistemas de informação da saúde, a Academia aposta também em digital learning, com vários cursos em carteira. É uma forma flexível e cómoda de reforçar conhecimentos.
Novidades no Catálogo de Formação
Com uma carga horária de 40 horas, “Recursos Humanos e Vencimentos, uma visão prática do Sistema de Informação” é uma das novidades do catálogo de formação. Arranca já este mês, e em maio terá início a sua 2.ª edição.
Este curso surge no seguimento do diagnóstico de necessidades formativas do SNS/MS. O sistema de informação RHV (Recursos Humanos e Vencimentos) é responsável pelo processamento de remunerações e gestão de recursos humanos em todas as instituições do SNS e em todas as entidades e serviços do Ministério da Saúde.
O curso “Ética e Códigos de Conduta” é mais uma das grandes novidades. Resulta da necessidade de um modelo de formação em integridade e ética profissional que, através de uma abordagem prática, se direcione essencialmente para o desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills), promovendo uma efetiva reflexão sobre os valores essenciais a cultivar nas organizações. Terá início em maio.
“Ética e Prevenção da Fraude e Corrupção no MS/SNS” é outra das novidades formativas. O curso foi concebido para dar cumprimento ao estipulado no Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) e, simultaneamente, contribuir para promover uma cultura de integridade nas organizações, através de uma abordagem prática e metodologias ativas.
Estes dois cursos visam contribuir para a aplicação do RGPC nas entidades do Ministério da Saúde e do SNS. As entidades abrangidas pelo RGPC, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, estão obrigadas a assegurar a realização de programas de formação para dar a conhecer as políticas e procedimentos de prevenção da corrupção implementados.
Mas a oferta formativa não fica por aqui. Consulte o Catálogo Formação 2025 – 1.º semestre e saiba mais sobre os cursos promovidos pela Academia.