Novo catálogo oferece 74 cursos, dos quais 36 em digital learning, em áreas como sistemas de informação, desenvolvimento pessoal, direito, entre outras.
A Academia SPMS acaba de disponibilizar uma nova edição do seu catálogo de formação, essencial para o desenvolvimento de competências dos profissionais das entidades do Ministério da Saúde (MS) e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
São 74 os cursos disponíveis, sendo 36 em regime de Digital Learning, um modelo 100% assíncrono que permite o acesso autónomo aos conteúdos formativos, em qualquer horário e a partir de qualquer local. Este formato foi pensado para oferecer flexibilidade, segurança e eficácia, adaptando-se às rotinas e exigências dos profissionais de saúde em diferentes contextos de trabalho.
Para se inscreverem nos cursos disponibilizados pela Academia SPMS, os profissionais devem contactar os gabinetes e serviços de formação da entidade à qual pertencem.
Com atualização semestral, a informação relativa aos cursos do catálogo está disponível no site da Academia SPMS e apresenta uma seleção diversificada de cursos certificados, cuidadosamente organizados por áreas temáticas, como desenvolvimento pessoal, formação pedagógica, direito, tecnologias da informação, gestão, contabilidade, fiscalidade e cibersegurança, entre outras áreas estratégicas, com impacto tanto no contexto clínico como administrativo.
A título de exemplo, a partir de hoje, dia 17 de julho, está disponível, para todos os profissionais da saúde, o curso “Cuidar da saúde digital: Cibersegurança para profissionais da saúde”.
Ao investir de forma consistente na capacitação digital e na aprendizagem contínua, a SPMS assume o seu compromisso com o fortalecimento de uma cultura de inovação e excelência no SNS, contribuindo para a criação de um sistema de saúde mais resiliente, qualificado e orientado para o futuro.
Em agosto, a Academia tem inscrições abertas para:
Curso | Data limite de inscrição |
Formação Pedagógica Inicial de Formadores | 04/08/2025 |
SClínico Hospitalar – Perfil Enfermeiro/a | 05/08/2025 |
Recursos Humanos e Vencimentos, uma visão prática do Sistema de Informação (3.ª edição) | 11/08/2025 |
SClínico Cuidados de Saúde Primários – Perfil Assistente Técnico/a | 11/08/2025 |
PAGEC – Programa Avançado de Gestão e Especialização em Contratação Pública | 11/08/2025 |
Fundamentos de Gestão de Projetos (3.ª Edição) | 12/08/2025 |
Ferramentas de Produtividade e Colaboração em Equipa | 12/08/2025 |
Ferramentas de Inteligência Artificial em Saúde | 18/08/2025 |
Contabilidade Analítica para o SNS | 20/08/2025 |
Programa Avançado em Gestão de Pessoas e Liderança | 21/08/2025 |
Direito da Saúde | 21/08/2025 |
Cooperação e trabalho em equipa no SNS | 22/08/2025 |
Noções Fundamentais de Contratação Pública para Profissionais de Saúde | 25/08/2025 |
SClínico Cuidados de Saúde Primários – Perfil Enfermeiro/a | 25/08/2025 |
Gestão da Qualidade em Saúde | 25/08/2025 |
Negociação e influência | 26/08/2025 |
Gestão do Risco e Crise no SNS | 29/08/2025 |