No dia 1 de julho de 2024, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) organizou um seminário multilateral sobre a escassez de agonistas do recetor do Glucagon-Like-Peptide-1 (GLP-1).
O seminário reuniu defensores dos doentes, profissionais de saúde e representantes de titulares de autorizações de introdução no mercado, parceiros internacionais da área regulamentar, autoridades nacionais competentes, entre outros. As partes interessadas reuniram-se neste fórum para discutir o impacto e soluções para a escassez de glucagon-like peptide-1 (GLP-1) recetor agonistas, incluindo Ozempic®, Victoza®, Saxenda® e Wegovy®.
A utilização off-label para a perda de peso e o aparecimento de produtos falsificados complicam ainda mais a situação. A EMA e a Rede Europeia estão empenhadas em combater estas carências, tendo sido tomadas várias medidas a nível nacional e da UE; Embora estas ações estejam a ajudar a gerir a situação, é evidente que não são suficientes e que são necessárias medidas adicionais para atenuar ou pôr termo com êxito a esta escassez.
A nova legislação da UE atribuiu à EMA responsabilidades adicionais na gestão da escassez a nível da UE. O workshop confirmou a importância destes medicamentos para o tratamento da diabetes e da obesidade. As partes interessadas pediram orientações sobre como estabelecer prioridades durante a escassez, como combater o uso off-label e como tornar os medicamentos mais acessíveis. Salientaram, também, que a obesidade e a diabetes são doenças crónicas que representam um pesado fardo para os doentes, os sistemas de saúde e a sociedade em geral, e que são necessários tratamentos seguros e eficazes para tratar estas doenças.
Video do workshop.
Apresentações exibidas no workshop.