O Concurso de Aconselhamento ao Doente (CAD), uma iniciativa que visa promover as boas práticas de aconselhamento farmacêutico em contexto de farmácia comunitária, decorreu no passado dia 27 de setembro, no âmbito do X Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia (CNEF), que teve lugar em Coimbra.
Destinado a estudantes de Ciências Farmacêuticas, o CAD pretende simular um atendimento real ao utente, desafiando os participantes a aplicar os seus conhecimentos técnicos e as suas competências de comunicação na identificação e resolução de problemas relacionados com a terapêutica medicamentosa.
O concurso tem como principais objetivos promover o desenvolvimento de competências de comunicação e interação com os utentes, estimular a capacidade de resolução de problemas em contexto de farmácia comunitária e reforçar o papel ativo do farmacêutico na promoção da literacia em saúde da população.
O júri foi composto por representantes da Ordem dos Farmacêuticos (OF), do Centro de Informação do Medicamento (CIM) da OF, da Associação Nacional das Farmácias (ANF), do Centro de Estudos e Intervenção em Educação Médica (CEDIME) e da instituição de ensino superior anfitriã.
A vencedora desta edição foi Joudi Albarazi, estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Nesta edição, participaram também Maria Margarida Henriques Geraldes, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Guilherme Pereira Oliveira, da FFUC.
A Ordem dos Farmacêuticos felicita todos os participantes pelo empenho e qualidade demonstrados, destacando a importância de iniciativas como o CAD na valorização do papel do farmacêutico comunitário enquanto agente de Saúde Pública e na promoção da excelência no aconselhamento ao doente.