A SPMS participou na 10.ª edição da eHealth Security Conference em Bucareste, na Roménia, realizada pela ENISA – Agência Europeia de Cibersegurança e na visita ao Centro Europeu de Competência em Cibersegurança (European Cybersecurity Competence Centre ou ECCC).
Em representação da SPMS, esteve Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, que participou na conferência e visita que se realizou entre os dias 15 e 17 de setembro.
Esta foi uma oportunidade para conhecer a atividades do ECCC, instituição da União Europeia (UE) que visa reforçar as capacidades europeias em cibersegurança e promover a inovação tecnológica direcionadas para o setor da saúde. A proteção de infraestruturas críticas, a implementação de tecnologias emergentes e a partilha de boas práticas entre Estados-Membros são alguns dos temas atuais em debate.
Este ano, a 10.ª edição da eHealth Security Conference contou com a colaboração da Direção Nacional de Cibersegurança da Roménia, Universidade de Estudos Económicos de Bucareste e do Centro Europeu de Competência em Cibersegurança. O evento focou-se nos aspetos relacionados com a implementação da Diretiva NIS2 para o setor da saúde.
No último dia desta visita decorreu a reunião do NIS Cooperation Group Work Stream on Health, tendo sido abordados temas como a partilha de conhecimento e experiências sobre a implementação da NIS2 no setor da saúde e as atualizações sobre o plano de ação da UE para a cibersegurança dos hospitais e prestadores de cuidados de saúde
A participação da SPMS nesta iniciativa demonstra o seu compromisso em fortalecer a segurança digital no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em alinhar-se com estratégias europeias de cibersegurança, promovendo a inovação e a resiliência do setor.