Portugal esteve representado no Congresso Mundial da Federação Internacional Farmacêutica (FIP 2025), em Copenhaga, através da participação de mais de 60 portugueses. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) destacou-se em várias frentes, demonstrando o dinamismo e excelência dos farmacêuticos portugueses no panorama mundial.
Ainda durante o Council da FIP, foram aprovados quatro novos position papers que estabelecem orientações globais para a profissão farmacêutica e cuja elaboração contou com a participação de um grupo de farmacêuticos portugueses.
O Bastonário marcou também presença na reunião do Regulatory Advisory Group (RAG) da FIP, o que permitiu reforçar o papel da OF no debate internacional sobre regulamentação farmacêutica e ter contacto direto com as tendências globais que moldam o futuro da profissão e do acesso ao medicamento.
A FIP 2025 foi ainda uma oportunidade para o Bastonário realçar a importância da criação da Competência Farmacêutica em Oncologia, numa sessão intitulada Sharing ideas of member organisations…” e que pretendeu dar a conhecer ideias inovadoras e que valorizem o papel dos farmacêuticos no panorama da saúde.
Durante o Congresso, a OF subscreveu a Declaração de Copenhaga sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), um documento que reforça o compromisso global no combate à resistência antimicrobiana e na promoção da equidade no acesso a cuidados de saúde.
Partilha de avanços científicos “made in” Portugal
Durante a FIP 2025, foram apresentados 16 pósteres científicos com a chancela da OF, que abrangeram áreas como a farmácia comunitária, a farmácia hospitalar, a informação sobre o medicamento e saúde, o ensino farmacêutico, os assuntos regulamentares, as novas competências farmacêuticas e da participação de jovens farmacêuticos no futuro da profissão, bem como os projetos de cooperação com a Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) e o Projeto CT-Luso.
Comprovando a presença nacional na vanguarda científica, a organização atribuiu o prestigiado FIP Award for Excellence a Filipa Alves da Costa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), pelo seu trabalho e contributo na investigação farmacêutica e na promoção da saúde pública a nível global.
Uma oportunidade para estreitar laços e reforçar relações internacionais
Durante a FIP 2025, a OF promoveu um Get Together da Lusofonia, no qual reuniu cerca de 60 farmacêuticos de Portugal, Brasil e Moçambique para um momento de partilha de experiências e fortalecimento de redes profissionais lusófonas.
No âmbito da lusofonia, a Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) assinou um Memorando de Entendimento com a FIP, que prevê a tradução e divulgação de documentos técnicos da FIP em Língua Portuguesa.
Em jeito de balanço, o Bastonário da OF realçou que “a participação na FIP 2025 constituiu uma excecional oportunidade para partilha e atualização de conhecimentos, mas também para estreitar relações entre colegas e criar pontes para o desenvolvimento de novos projetos”. Helder Mota Filipe enalteceu ainda o envolvimento e compromisso dos colegas nas diferentes iniciativas científicas e de investigação, que permitiram ” afirmar os farmacêuticos portugueses no panorama internacional”.