Suite Hospitalar  I Formação chegou a mais de 2.000 profissionais da ULS Braga    – SPMS

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga implementou, em julho, a Suite Hospitalar da SPMS. Para capacitar os profissionais nesta transição digital, foi decisivo o trabalho conjunto e coordenado entre as duas entidades, nomeadamente ao nível da formação. 

A migração e a integração dos sistemas de cuidados hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico – versão 2 do SONHO e SClínico – permitiram à ULS de Braga dar um salto tecnológico significativo. Pela complexidade do processo, e de forma a assegurar a preparação dos seus profissionais para esta mudança, a ULS de Braga e a SPMS trabalharam sempre em estreita colaboração. 

Projeto formativo superou expetativas 

Através da sua Academia, a SPMS desenvolveu um plano de formação que integrou duas fases. 

A primeira fase abrangeu ações de formação para os utilizadores do SONHO V2 e do SClínico Hospitalar, ministradas exclusivamente pelos formadores da SPMS. O objetivo foi dotar os profissionais da ULS de conhecimentos transversais, de modo a capacitá-los para apoiar a formação interna. 

Já a segunda fase passou por um conjunto de ações formativas dirigidas a utilizadores com diferentes perfis. Estas ações foram ministradas, em conjunto, pela SPMS e pelos participantes da primeira fase do projeto.  

Além das formações presenciais, foram disponibilizadas ações em digital learning, através da plataforma de ensino à distância da SPMS – eStudo, que contam já com mais de 500 visualizações. Este modelo de formação reforça a consolidação de conhecimentos, graças à sua flexibilidade, com a possibilidade de consulta de tutoriais, sobre as diversas funcionalidades, em qualquer momento. 

Numa análise mais detalhada, constatou-se que a formação relativa ao SClínico Hospitalar contou com mais de 1.800 participantes, distribuídos por 90 ações, o que representa mais de 6 mil horas de volume de formação. 

Quanto ao SONHO V2, foram ministradas mais de 20 ações para um universo de 200 participantes, perfazendo mais de 1.400 horas de volume de formação. 

As expectativas deste projeto formativo foram superadas, graças à permanente colaboração entre a Academia SPMS e o gabinete de formação da ULS de Braga.  

Link da fonte

Scroll to Top