SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas – SPMS

A Teleconsulta SNS 24é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica.

Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 tem alcançado resultados com impacto bastante positivo para os serviços de saúde e para os utentes. Já permitiu realizar mais de 26.500 teleconsultas e, em mais de 75% dos casos (ou seja, mais de 20 mil teleconsultas), a situação clínica ficou resolvida durante a teleconsulta, sem necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde.

Sem quaisquer custos para o utente, a Teleconsulta SNS 24 possibilita, em determinadas situações clínicas, evitar deslocações aos serviços de saúde presenciais, mantendo a comodidade, eficácia e segurança de uma consulta médica. Permite também otimizar os recursos dos hospitais e dos centros de saúde.

Como funciona a Teleconsulta SNS 24?

Antes do agendamento, é avaliada a capacidade tecnológica do utente para participar numa consulta à distância, nomeadamente o acesso à Internet e, por exemplo, a utilização da App SNS 24. Caso se verifique existir capacidade tecnológica, a teleconsulta é proposta ao utente, que pode aceitá-la ou recusá-la. Neste caso, será encaminhado para observação médica presencial.

Este serviço é assegurado por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, com pelo menos cinco anos de experiência profissional. É realizado através de videochamada e, no final da consulta, é partilhado o relatório clínico com o utente.

Os profissionais recorrem a sistemas de informação integrados, o que lhes permite realizar uma avaliação clínica, efetuar diagnóstico, prescrever terapêutica e solicitar meios complementares de diagnóstico e terapêutica, sempre que necessário. Caso os sintomas ou a gravidade da condição justifiquem, o médico pode referenciar o utente para atendimento presencial no nível de cuidados mais adequado.

Neste serviço, estão excluídos atos relacionados com a vigilância de doenças crónicas, renovação de medicação ou avaliação de resultados de exames, que devem ser acompanhados pela equipa de saúde familiar.

A Teleconsulta SNS 24 está integrada no SNS e os atendimentos ficam disponíveis no histórico do registo de saúde do utente.

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