SPMS participa no 1.º curso de Inteligência Artificial em Medicina do CREMESP – SPMS

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, realizou o 1.º curso de Inteligência Artificial (IA) em Medicina, contando com a participação da SPMS. O CREMESP sublinhou o papel ativo de Portugal no debate global sobre IA em saúde pública e a contribuição ativa da SPMS em várias iniciativas internacionais no âmbito da IA.

Realizado em São Paulo, no dia 16 de agosto, este curso inovador dirigiu-se a médicos. Reuniu mais de 1500 profissionais, focando-se no papel crescente da IA na prática médica, promovendo a troca de conhecimento sobre os benefícios, riscos e implicações associados à sua aplicação no setor da saúde.

Em representação da SPMS, Cátia Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, integrou a programação científica com o tema “Do Diagnóstico à Cura: O Impacto da IA na Saúde Pública”.

Na sua intervenção, Cátia Pinto abordou temas como o Regulamento Europeu para a Inteligência Artificial, os desafios jurídicos e éticos na aplicação da IA na medicina, as oportunidades da IA na vigilância e gestão da saúde populacional e o papel estruturante do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) no contexto da União Europeia.

A participação da SPMS reafirmou o seu compromisso institucional com a saúde digital global, apoiando a construção de um enquadramento harmonizado para a IA à escala global, adaptado às necessidades do setor, bem como a formação de profissionais de saúde para a aplicação segura e eficaz da Inteligência Artificial nos cuidados de saúde.

Link da fonte

Scroll to Top