A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos aprovou, na reunião de 15 de julho de 2025, a prorrogação por mais um ano do prazo do período transitório para a obtenção da Competência Farmacêutica em Oncologia.
Esta decisão permite que os farmacêuticos com experiência consolidada na área possam continuar a candidatar-se à atribuição da competência por esta via excecional durante mais um ano.
Na mesma reunião, foi igualmente nomeado o júri da próxima época de exames para a atribuição da competência, que será constituído por Rui Medeiros, que assume a presidência, e pelos membros Catarina Dias, João Fraga, Manuel Morgado e Fátima Fernandes.
Foi ainda aprovado o calendário da próxima época de exames, que contará com duas fases. A primeira fase terá o período de candidaturas entre 27 de outubro e 24 de novembro de 2025, estando a realização da prova escrita agendada para o dia 10 de dezembro de 2025. A segunda fase decorrerá já em 2026, com o período de candidaturas entre 2 e 30 de março e o exame escrito marcado para o dia 22 de abril.
A Ordem dos Farmacêuticos reforça, com estas medidas, o seu compromisso com a valorização da diferenciação dos farmacêuticos em áreas estratégicas e com a garantia de competências avançadas na área da oncologia, contribuindo para a melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde aos doentes oncológicos.
A Norma específica para Atribuição da Competência Farmacêutica em Oncologia pode ser consultada aqui.