Foi no passado dia 5 de dezembro que se realizou uma cerimónia pública de comemoração dos 25 anos de existência do Programa de Troca de Seringas (PTS) – “Diz Não a uma Seringa em Segunda Mão” e que contou com a presença e participação da Associação de Farmácias de Portugal.
Recorde-se que o PTS é uma das iniciativas que tem contribuído para a redução do número de novos casos de infeção por VIH diagnosticados entre as pessoas que utilizam drogas injetáveis (de 57,3% em 1998 para 1,8% em 2017).
O papel fundamental que as farmácias têm protagonizado no sucesso deste programa foi salientado pela Presidente da AFP na sua intervenção: “As farmácias tornaram-se parte fundamental neste programa dada a proximidade e envolvência com a comunidade, na medida em que os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais próximos das pessoas.
São uma parte essencial na implementação prática do programa, mas também na prevenção de comportamentos de risco, através da informação e aconselhamento”, referiu Manuela Pacheco.