OF promove Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na primeira fase de acesso ao ensino superior – Notícias


Arranca hoje a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior com cerca de 56 mil vagas distribuídas por mais de mil cursos em universidades e politécnicos públicos. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) dá continuidade à campanha de promoção do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) junto dos estudantes finalistas do ensino secundário.

Iniciada em 2023, esta campanha conta com o apoio das dez instituições de ensino superior que lecionam o MICF e visa dar a conhecer a diversidade de oportunidades profissionais na área das ciências farmacêuticas e atrair novos talentos para uma profissão em constante evolução.
A campanha inclui um e-Book interativo, com informação detalhada sobre cada área de atuação, casos de sucesso e dados de empregabilidade, bem como um simulador digital de carreira, que permite aos estudantes explorar de forma prática os diferentes percursos possíveis após a conclusão do curso.
A campanha apresenta um conceito inovador com uma cápsula futurista que representa o MICF e um núcleo dinâmico denominado “um mundo de oportunidades”, composto pelos vários mundos profissionais: clínico, científico, industrial, tecnológico e regulamentar. Cada “mundo” representa uma área de especialização acessível através da formação em Ciências Farmacêuticas.
O MICF oferece uma formação sólida e abrangente, com um plano de estudos multidisciplinar que cruza as ciências da saúde, química, biologia e gestão. De acordo com um recente estudo divulgado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os diplomados em Ciências Farmacêuticas têm uma taxa de emprego de cerca de 98%, conseguindo um contrato estável ao fim de 3 meses, aproveitando assim ao máximo as diversas oportunidades que o setor farmacêutico oferece.
Para o ano letivo de 2025-2026, estão disponíveis 971 vagas para o MICF, 734 em instituições públicas e 237 no ensino superior privado. Entre as instituições com maior número de vagas estão a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (215), a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (212) e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (175). A oferta pública conta ainda com vagas disponibilizadas na Universidade da Beira Interior (62), na Universidade do Algarve (50), e na Universidade de Évora (20). 
Relativamente às instituições privadas, o Instituto Universitário Egas Moniz disponibiliza 80 vagas, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU 60 vagas, a Universidade Fernando Pessoa 55 vagas, e a Universidade Lusófona de Lisboa 42 vagas.

Link da fonte

Scroll to Top