A Ordem dos Farmacêuticos (OF) criou o novo Conselho da Diáspora Farmacêutica, uma estrutura criada com o objetivo de reforçar a ligação aos membros correspondentes. Este Conselho tem como missão representar, conectar e apoiar os farmacêuticos da diáspora, promovendo o seu envolvimento com a Ordem e valorizando o seu contributo para a profissão a nível global. A coordenação estará a cargo do farmacêutico Telmo Neves
Entre os seus objetivos estratégicos incluem-se mapear e compreender a diáspora farmacêutica, fomentar o sentimento de pertença e promover o intercâmbio de boas práticas profissionais além-fronteiras.
Com esta nova estrutura, a Ordem dos Farmacêuticos pretende ativar o papel da diáspora na cooperação internacional e na diplomacia profissional, promovendo simultaneamente o seu envolvimento nas atividades da OF. O trabalho do Conselho terá como base a escuta ativa e visibilidade dos membros correspondentes, o apoio prático ao seu desenvolvimento profissional e o envolvimento estratégico na missão e projetos da Ordem.
Além do coordenador Telmo Neves, o Conselho da Diáspora integra ainda os farmacêuticos João Eduardo Duarte e Mariana Custódio Fróis.