A 4.ª edição do PECOP- Programa Estratégico para o Comprador Público (para não juristas) terminou na passada sexta-feira, dia 27 de junho. Esta é uma iniciativa da Academia SPMS dirigida a colaboradores/as das entidades do Ministério da Saúde, que desempenham funções no âmbito das compras públicas.
A entrega de certificados desta 1.ª edição de 2025 decorreu na sede da SPMS, em Lisboa, pela mão de Nuno Costa, vogal executivo do Conselho de Administração. Com a conclusão desta edição, já foram entregues, no total, cerca de 120 certificados.
Com uma duração total de 90 horas, o PECOP foi concebido para dotar os formandos de conhecimentos sólidos, aplicáveis a todas as fases do ciclo contratual. O programa aborda o enquadramento legal da contratação pública e inclui ainda uma vertente de desenvolvimento de competências estratégicas, de gestão e sociocomportamentais, fundamentais para o desempenho eficiente das funções neste domínio.
Desenvolvido com base na matriz de competências do ProcurCompEU – Quadro Europeu de Competências para Profissionais de Contratação Pública, o programa foi adaptado à realidade nacional, assegurando uma resposta ajustada às especificidades do setor da saúde e às exigências práticas do sistema português.
A próxima edição do PECOP arranca no dia 24 de setembro.
Consulte: PECOP – Programa Estratégico para o Comprador Público (para não juristas) – Academia