“Internet Segura com o livro ZigZaga na Net – Navegar a Cores” é uma iniciativa da SPMS que arrancou esta quinta-feira, dia 28 de maio, na Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida.
A ULS da Arrábida foi a primeira a receber a visita da SPMS, com o propósito de promover a segurança no uso das tecnologias junto das crianças e, por outro lado, fomentar a partilha de boas práticas e experiências entre colegas.
Em representação da SPMS, o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Diogo Francisco Gomes, e a coordenadora da Unidade de Cibersegurança, Jéssica Domingues, foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração, Luís Pombo, pelo diretor de Sistemas de Informação, Jorge Santos, pela diretora de Comunicação, Sónia Silva, e pela enfermeira diretora, Maria Violante.
Esta iniciativa irá chegar a todas as Unidades Locais de Saúde do país, com o objetivo de entregar, nas pediatrias dos hospitais, livros sobre internet segura para colorir e um pequeno estojo de lápis de cor, de forma a sensibilizar os mais novos para o uso responsável e seguro do mundo digital.
Os livros foram disponibilizados no âmbito da colaboração da SPMS com o Centro Internet Segura, coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Paralelamente a esta iniciativa, serão promovidas reuniões com as equipas locais, dedicadas à partilha de experiências, apresentação de iniciativas e discussão colaborativa sobre desafios e soluções na área da cibersegurança em saúde.
Com esta ação, a SPMS reforça o compromisso com a segurança digital no setor da saúde, promovendo uma cultura de prevenção, sensibilização e partilha, desde a infância até à prática profissional.