Ordem destaca Competência em Oncologia na Grande Conferência de ImunoOnco – Notícias


Decorreu no passado sábado a II Grande Conferência de ImunoOnco da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), na qual a Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve presente e destacou o papel crucial dos farmacêuticos na oncologia, com enfoque na nova Competência Farmacêutica em Oncologia.

Catarina Coelho, secretária da Direção da OF e que representou a instituição na Sessão de Abertura, destacou na sua intervenção a importância do desenvolvimento contínuo em oncologia. Em linha com este compromisso, a OF desenvolveu, em 2024, a Competência Farmacêutica em Oncologia, que conta já com 22 farmacêuticos habilitados. “Esta competência não valida apenas o nosso papel, mas também nos capacita a oferecer um suporte ainda mais robusto aos doentes oncológicos” frisou Catarina Coelho, destacando assim a capacitação dos farmacêuticos para uma atuação profissional mais integrada e especializada.

Sublinhou ainda a colaboração interdisciplinar como um pilar fundamental numa área como a oncologia, na qual “a colaboração entre farmacêuticos, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, permite contribuir para um cuidado mais transversal e centrado no doente”.

No final do seu discurso, Catarina Coelho incentivou os farmacêuticos presentes a candidatarem-se à Competência Farmacêutica em Oncologia, numa nova fase que terá início no próximo 21 de abril, como uma forma de promover o desenvolvimento profissional e “validar o contributo significativo dos farmacêuticos no tratamento do cancro”.

Desta forma, a OF continua a reforçar o seu compromisso com a formação especializada, oferecendo aos seus membros as ferramentas necessárias para atuarem com excelência nas áreas mais avançadas e dinâmicas da saúde.

Link da fonte

Scroll to Top