O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, reuniu no passado dia 7 de abril com o Grupo de Interesse em Radiofarmácia para discutir o alinhamento da estratégia da Ordem para o mandato 2025-2027, tendo em conta os trabalhos em curso neste grupo e a sua estratégia para a área da radiofarmácia.
Durante a reunião, na qual participou o Coordenador deste Grupo de Interesse, José Muñoz, foram discutidas as linhas estratégicas para o desenvolvimento da Radiofarmácia em Portugal, destacando-se a importância da elaboração de normativos profissionais e da criação de uma Competência Farmacêutica. O Bastonário sublinhou a relevância da divulgação desta área, não só pela sua crescente importância na prática farmacêutica hospitalar, mas também pela necessidade de reforçar o número de farmacêuticos dedicados.
Este encontro marcou o início de um novo ciclo de trabalho do mandato 2025-2027, com uma visão renovada para o futuro para estas áreas de interesse da profissão farmacêutica.
O GI em Radiofarmácia visa reunir farmacêuticos que trabalham com radiofármacos para debater os desafios e oportunidades nesta área profissional e implementação de uma estratégia para valorização e qualificação dos farmacêuticos. Integra atualmente oito farmacêuticos de diferentes proveniências: José Ignacio Muñoz (Instituto Português de Oncologia de Lisboa), Adelaide Lima (Unidade Local de Saúde de Coimbra), Carla Capelo (Instituto Português de Oncologia de Porto), Cristina Baeta (Instituto Português de Oncologia de Coimbra), João Pedro Pires (Unidade Local de Saúde de São João), Laura Lourenço (Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal), Liliana Santos ( Atrys Centro Médico Avançado), Luísa Álvares (Unidade Local de Saúde de Santo António) e Sofia Capacho (Fundação Champalimaud).