O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, esteve reunido no passado dia 2 de abril, com o recém eleito Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana para discutir o alinhamento da estratégia da Ordem para o mandato 2025-2027 no que diz respeito às áreas assistenciais das análises clínicas e da genética humana.
O CCEACGH-OF, composto por Henrique Reguengo (presidente), Alexandra Rodrigues, Eulália Costa, Isabel Carvalho, Marco Marques, Maria Dulce Quelhas e Maria Luís Queirós, reiterou a importância de acompanhar de perto os residentes farmacêuticos nas especialidades de análises clínicas e de genética humana, garantindo a continuidade e o sucesso do programa de residência farmacêutica, essencial para a formação de novos especialistas. O Conselho mostrou-se igualmente motivado para realizar visitas técnicas aos serviços hospitalares nestas áreas como forma de acompanhar a evolução e o desenvolvimento profissional destes farmacêuticos.
Helder Mota Filipe sublinhou que a Ordem prossegue com a estratégia definida para as áreas de Análises Clínicas e Genética Humana partilhada em 2022, um trabalho particularmente relevante no que diz respeito à caracterização do setor em Portugal e na afirmação dos farmacêuticos dessas áreas como profissionais estratégicos no âmbito da saúde pública.
Este encontro marcou o início de um novo ciclo de trabalho do mandato 2025-2027, com uma visão renovada para o futuro para estas áreas de especialização da profissão farmacêutica.