Estudo sobre tendências, opiniões e perceções sobre saúde – Notícias


Quase metade dos portugueses (45%) inquiridos no âmbito do estudo “Tendências, Opiniões e Perceções sobre a Saúde”, realizado pela Spitiruc, considera que o atual estado da Saúde em Portugal é “mau” ou “muito mau”. Os resultados deste trabalho, apresentados durante a cerimónia dos Top Health Awards, realizada a 28 de março, foram comentados pelos bastonários das Ordens dos Farmacêuticos e dos Médicos e pelo presidente da RD-Portugal, Paulo Gonçalves.

Não obstante a perceção sobre o estado da Saúde em Portugal, cerca de metade dos inquiridos considera que o seu estado de geral de saúde é “bom” ou “muito bom”.
Os resultados deste trabalho indicam ainda que quase metade (44%) dos inquiridos estão mal informados sobre os novos desenvolvimentos e iniciativas na área da saúde. A grande maioria (90%) considera importante que as iniciativas na área da saúde sejam comunicadas ao “grande público”.
“Os portugueses interessam-se por notícias sobre saúde, mas, na sua opinião, as que existem, são insuficientes para manter a população devidamente informada e tendencialmente sensacionalista”, dizem os autores.
Mais de 60% dos inquiridos reconhece elevada importância à utilização de tecnologia e de soluções digitais na melhoria dos serviços de saúde para os portugueses. 7 em cada 10 utiliza a Internet para procurar informações sobre saúde, mas o score de literacia em saúde registado no estudo revela ainda uma percentagem importante de portugueses que se sentem “mal informados” (44%).

Os resultados indicam ainda que 1/3 dos portugueses considera que a evolução da Saúde em Portugal na próxima década será positiva.

Link da fonte

Scroll to Top