Medalha de Serviços Distintos para três farmacêuticos especialistas em Análises Clínicas – Notícias


O Ministério da Saúde atribuiu a Medalha de Serviços Distintos – grau de ouro aos farmacêuticos analistas clínicos Henrique Reguengo, Helena Cortes Martins e Joaquim Chaves, este último a título póstumo. A distinção foi entregue pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, durante a cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que contou com a presença do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe.

O Ministério da Saúde assinalou o Dia Mundial da Saúde com a distinção de vários profissionais de saúde e personalidades com intervenção preponderante e reconhecido mérito no sistema de saúde português.

Entre os distinguidos estiveram três farmacêuticos especialistas em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos.

Henrique Reguengo Luz é atualmente presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos. Desempenha funções como Adjunto do Diretor de Serviço de Química Clínica na Unidade Local de Saúde de Santo António e foi, durante vários anos, presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos.

Helena Cortes Martins é também especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos e mestre em Doenças Infeciosas Emergentes pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua atividade profissional no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge desde 1990, onde é responsável pelo Laboratório de Referência para o VIH, VHB e VHC integrado no Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), bem como pela atividade desenvolvida no INSA no âmbito da vigilância epidemiológica nacional da infeção por VIH e SIDA.

Joaquim Chaves foi uma das maiores referências nacionais na área das Análises Clínicas. A sua colaboração com a Ordem dos Farmacêuticos teve como ponto alto a presidência da Secção Regional do Sul, entre 1980 e 1982. Foi sócio fundador da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), em 1975, e no ano seguinte integrou a direção de Biologia Clínica da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Em 1959, fundou o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves, apostando sempre na inovação técnica e científica, na qualidade analítica, na automatização e na robótica.

Clique para rever a Cerimónia Comemorativa do Dia Mundial da Saúde.

Link da fonte

Scroll to Top