Conferência debateu futuro do trabalho na saúde – Notícias


A Conferência Portugal Health Summit 25 reuniu alguns dos principais especialistas e decisores na área da Saúde no nosso país, para analisar os desafios e oportunidades da saúde em Portugal.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, integrou o painel de dedicado ao futuro do trabalho na saúde, juntamente com o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, com o representante da Ordem dos Enfermeiros, Ricardo Correia de Matos, e a diretora da Nova Medical School, Helena Canhão.

O debate moderado pela jornalista Helena Garrido centrou-se na valorização dos profissionais de saúde e nas estratégias para atrair e reter talento, bem como nas novas formas de organização do trabalho na saúde.

O bastonário da OF admitiu a escassez de profissionais de saúde, explicando que, no caso dos farmacêuticos, há um desvio das áreas assistenciais para outras áreas de intervenção da profissão, bem como para o setor privado.
Na opinião do bastonário, o sistema de saúde não é atrativo e não tem capacidade de reter talento nem oferece oportunidades para desenvolvimento profissional, o que leva a um êxodo para outras áreas profissionais e para o setor privado.

Link da fonte

Scroll to Top