A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel) assinala esta quinta-feira, 20 de fevereiro, 6 anos de atividade e perto de 9,9 milhões de prescrições médicas.
Neste último ano, o número de prescrições realizadas pela PEM Móvel cresceu mais de 10%, ou seja, foram realizadas mais 241 mil prescrições através do telemóvel, do que em 2023. Em 2019, ano em que foi lançada, foram emitidas 151 mil.
Desenvolvida pela SPMS, a PEM Móvel agiliza o ato de prescrever, permitindo aos médicos prescrever de forma simples, prática, segura e cómoda. Cumpre todos os requisitos de segurança e apresenta muitas vantagens. Por exemplo, é extremamente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente.
Desde que foi lançada, já permitiu prescrever mais de 22 milhões de embalagens.
Para conseguir aceder à aplicação, o médico deve ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) e assinatura digital, ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou através do portal da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt.
Depois de descarregar a aplicação, deverá ativar a Prescrição Eletrónica Médica, com o objetivo de associar o dispositivo móvel ao médico prescritor, para efeitos de identificação digital (eID).
Se é médico/a e ainda não tem, descarregue, ative a aplicação e junte-se aos 43.828 médicos registados na PEM Móvel.