A Ordem dos Farmacêuticos (OF) atribui, a título póstumo, a sua Medalha de Honra ao farmacêutico português que esteve radicado em Moçambique, João Teixeira, como reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira profissional, com especial enfoque na sua ação extraordinária para o desenvolvimento da profissão e do setor farmacêutico em Moçambique e por ter contribuído de modo extraordinário para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade.
A distinção foi atribuída na sessão de homenagem organizada pelo Ministério da Saúde de Moçambique, no dia 17 de fevereiro.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2001 e 2007, José Aranda da Silva, foi uma das personalidades convidadas para a homenagem, tendo anunciado a atribuição da Medalha de Honra ao homenageado, que será oportunamente entregue aos familiares de João Teixeira.
Natural de Lisboa, João Teixeira licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1998, tendo exercido a sua atividade profissional no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra).
Em 2001, aceitou o desafio da OF de se mudar para Moçambique, no âmbito das atividades de cooperação nos países africanos lusófonos, colaborando com o Hospital Central de Maputo e assumindo uma intervenção determinante no desenvolvimento da Farmácia Hospitalar em Moçambique, com a implementação de um sistema de garantia da qualidade, tendo como base as Boas Práticas de Farmácia Hospitalar portuguesas e internacionais, modelos de gestão, treino e formação de farmacêuticos e quadros técnicos de farmácia do Hospital Central de Maputo.
A OF estará sempre grata ao colega João Teixeira por ter dito sempre presente aos desafios apresentados e pela colaboração no desenvolvimento da atividade farmacêutica em Moçambique.