“Hoje assinalamos a abertura de seis Balcões SNS 24 no município de Ourém. Acredito que irão fazer a diferença na comunidade, permitindo que todas as pessoas possam aceder, de forma remota, simples, eficiente, segura e com qualidade, a serviços essenciais do SNS”, sublinhou Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, na cerimónia realizada esta quinta-feira, 13 de fevereiro, na Junta de Freguesia do Fárrio.
Abertos à comunidade desde 7 de janeiro, estes Balcões possibilitam o acesso a serviços digitais e de telessaúde, com a ajuda de um mediador. Oferecem apoio presencial, permitindo que todas as pessoas possam aceder, de forma remota, simples, eficiente, segura e com qualidade, a serviços essenciais do SNS.
Para Sandra Cavaca, “as instituições têm a obrigação de construir soluções para sustentar melhores decisões e uma gestão mais eficaz e eficiente dos recursos, e os Balcões SNS 24 fazem parte dessa solução”. E reforçou que “são mais uma porta de entrada do SNS para os habitantes do município de Ourém e uma forma mais cómoda e segura de acederem a um conjunto de serviços e cuidados de saúde essenciais”.
Na ocasião, a dirigente destacou, também, os números mais expressivos da Linha SNS 24, nomeadamente as 500 mil chamadas atendidas em janeiro deste ano. Abordou algumas das inovações do SNS 24, destacando a pré-triagem telefónica e o agendamento de consultas, no âmbito do projeto Ligue Antes, Salve Vidas, que já tornou possível o agendamento de mais de 340 mil consultas nos cuidados de saúde primários.
São números que “demonstram um esforço contínuo na otimização do serviço, mesmo em períodos de elevada procura, mantendo a segurança clínica e processual que caracteriza o SNS 24. E que só foram possíveis devido ao reforço da capacidade de resposta”, adiantou Sandra Cavaca.
Ainda na sessão de abertura, João Oliveira, diretor do SNS 24, apresentou de forma detalhada os vários serviços do SNS 24.
As Juntas de Freguesia de Caxarias, Espite, de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, de Matas e Cercal e de Rio de Couros e Casal dos Bernardos têm agora Balcões SNS 24 para prestar serviços, como marcar consultas, renovar a medicação habitual, consultar exames, emitir certificados digitais, realizar uma teleconsulta, entre muitos outros.
Os Balcões SNS 24 vão continuar a ser inaugurados pelo país durante o ano de 2025, através da rede de parcerias que envolve autarquias, juntas de freguesia, unidades locais de saúde, entre outras entidades, sempre com o apoio da SPMS.