A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) acaba de assinar um protocolo com a Cooprofar para alargar a implementação do projeto “Seringas Só no Agulhão” às farmácias cooperantes.
A parceria vai permitir à Cooprofar disponibilizar o contentor Agulhão para recolha dos resíduos corto-perfurantes utilizados pelos cidadãos e organizar a sua recolha junto das farmácias Cooprofar aderentes.
O projeto “Seringas Só no Agulhão”, criado pela Associação de Farmácias de Portugal, constitui uma resposta gratuita e segura para a recolha e tratamento de resíduos corto-perfurantes, resultantes da administração de medicamentos injetáveis em ambulatório. A Associação pretende exponenciar a recolha destes resíduos, promovendo a sua implementação em todas as farmácias do país, independentemente de serem ou não suas associadas.
Estima-se que, anualmente, sejam utilizados em ambulatório mais de 250 milhões de seringas e agulhas. Estas, na maioria das vezes, por ignorância ou por ausência de alternativas, são depositadas no lixo doméstico, com graves consequências ambientais e humanas.