A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) participou no workshop promovido pela Direção Geral de Saúde (DGS), cujo objetivo é preparar Portugal para a avaliação externa da capacidade de resposta do país em Emergências de Saúde Pública. O encontro, que decorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em Lisboa, sob o tema “EU Preparedness: Planning, reporting and training programme for health specialists”, reuniu cerca de 60 peritos de diferentes instituições da Saúde e setores parceiros.
A participação da AFP incidiu nas áreas da prevenção e do controlo da doença, no âmbito da gestão de emergências sanitárias.
A avaliação externa da capacidade de resposta em emergências de Saúde Pública é obrigatória para todos os Estados Membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu. O requisito tem como objetivo identificar eventuais lacunas e fornecer as recomendações necessárias à melhoria da capacidade nacional e da coordenação com outros Estados Membros, bem como com as estruturas da União Europeia.