A Presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), Isabel Cortez, participou no dia 25 de janeiro, em Peniche, na 6ª edição do evento anual da Tecnigen Portugal “Pharma Call: Meet, Learn & Act”, subordinada ao tema “A Jornada de Saúde do Utente sob Novas Perspetivas”.
A iniciativa, da empresa de genéricos 100% portuguesa do Grupo Tecnimede e que reuniu farmacêuticos e responsáveis de farmácia, foi palco para a apresentação do estudo da IQVIA, “O Papel da Farmácia Comunitária na Jornada do Doente”.
Os resultados deste trabalho vieram confirmar a importância da farmácia comunitária para a promoção da saúde pública, com 81% da população inquirida a concordar que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) será mais eficiente se as farmácias comunitárias assumirem um papel mais ativo na jornada do doente. O estudo divulgado envolveu mais de 100 médicos de Medicina Geral e Familiar, 175 farmacêuticos e mais de 250 utentes.
A “Pharma Call: Meet, Learn & Act” da Tecnigen Portugal tem como objetivo promover a reflexão e a discussão sobre o papel da farmácia, no presente e no futuro, nomeadamente no que diz respeito à acessibilidade e ao direto à Saúde.