Modelo britânico inspira a implementação de novos serviços farmacêuticos – Notícias


O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) deslocou-se ao Reino Unido para contactar com autoridades, profissionais e representantes do setor farmacêutico e do sistema de saúde britânico. A visita teve como principal objetivo a partilha de informação e conhecimentos sobre a implementação e prestação do novo serviço farmacêutico Pharmacy First, de intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras.

Uma comitiva da OF liderada pelo bastonário, Helder Mota Filipe, deslocou-se esta semana ao Reino Unido para conhecer o serviço Pharmacy First, implementado nas farmácias comunitárias britânicas, e reconhecido por aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, através de intervenções farmacêuticas protocoladas para um conjunto de situações clínicas ligeiras.

A comitiva da OF reuniu com o chief pharmaceutical officer do National Healht Service (NHS), David Webb, para analisar a integração dos farmacêuticos nos cuidados de saúde primários, o desenvolvimento dos protocolos para resolução de situações clínicas ligeiras em farmácia comunitária e novas formas de colaboração do sistema de saúde com os farmacêuticos comunitários.

Foram ainda presentados os resultados da primeira edição do projeto desenvolvido em parcerias com a IQVIA, denominado Top Farmácia Hospitalar, realçando a importância da medição de indicadores da atividade e de desempenho nos serviços farmacêuticos hospitalares.

O bastonário esteve também reunido com a presidente da Royal Pharmaceutical Society, Claire Andersson, que apresentou evidência sobre o impacto do novo serviço, realçando a sua importância para tornar o acesso aos cuidados de saúde mais equitativo, eficiente e sustentável.

O programa da visita contemplou ainda visitas a farmácias
comunitárias que disponibilizam o serviço Pharmacy First, o que permitiu
conhecer a realidade e os desafios que os farmacêuticos enfrentam na prestação
do serviço.

Além dos compromissos institucionais, a delegação da OF
promoveu um encontro informal com farmacêuticos portugueses residentes no Reino
Unido, numa iniciativa que visa destacar o papel da diáspora na partilha de
experiências, no desenvolvimento profissional e na aproximação e fortalecimento
das relações entre os dois países.

A OF vai continuar a desenvolver este tema, tendo em vista a criação de um projeto inspirado no serviço britânico Pharmacy First, incluindo a possibilidade de implementação do serviço farmacêutico de resolução de situações clínicas ligeiras.

Este serviço visa responder às necessidades atuais das pessoas e do sistema de saúde através da implementação de serviços de proximidade, desenvolvimento de competências específicas para farmacêuticos e participação ativa na definição de uma estratégia para o setor farmacêutico português.

Link da fonte

Scroll to Top