A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos (Apogen) alterou a sua designação formal para Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed), refletindo assim a integração e representação das empresas produtoras de medicamentos de valor acrescentado, além dos medicamentos genéricos e biossimilares.
Em comunicado, a presidente da Equalmed, Maria do Carmo Neves, explica que a alteração reflete «um novo paradigma no setor farmacêutico perante as transformações que impactam a sociedade. Cada vida representa o mesmo valor, pelo que é necessário garantir as mesmas oportunidades de prevenir, tratar e curar qualquer patologia».
Os medicamentos de valor acrescentado «são desenvolvidos a partir de moléculas conhecidas e satisfazem as necessidades de saúde não atendidas, proporcionando melhorias relevantes para todo o ecossistema (doentes, cuidadores, profissionais de saúde e/ou pagadores), potenciando um melhor perfil de eficácia, segurança e forma de administração”, explica a associação.