A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULS Cova da Beira) concluiu, no dia 9 de novembro, o processo de migração e consolidação para a versão 2 do SONHO e SClínico, sistema de cuidados hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico.
O sistema de Gestão de Doentes da ULS Cova da Beira migrou para o SONHO V2, constituindo um grande desafio para a área de Sistemas de Informação da instituição e para a SPMS. O processo decorreu em fases temporais distintas, envolvendo grandes mudanças em diversos aspetos, tais como hardware, software, formação, processos, entre outros.
A SPMS, representada pela equipa da Suite Hospitalar, esteve presente na ULS Cova da Beira entre os dias 8 e 13 de novembro, com vista a prestar apoio e acompanhamento nesta complexa mudança tecnológica. Para que a migração decorresse sem constrangimentos, as equipas da SPMS e da ULS Cova da Beira, nomeadamente das áreas de informática, administrativa e clínica, trabalharam de forma coordenada.
Promovido pela SPMS, este projeto de evolução dos sistemas de informação hospitalares – Suite Hospitalar – reforça significativamente a gestão administrativa e clínica das unidades de saúde.
A implementação da Suite Hospitalar está a decorrer em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e marca um avanço decisivo na modernização tecnológica. Representa um salto qualitativo na informação constante do processo clínico eletrónico dos doentes, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, maior fiabilidade e segurança dos sistemas informáticos, bem como melhor qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.