O auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos foi palco das Jornadas da Saúde 2024, no dia 15 de novembro. Sob o tema “UCCI Santo António: Por uma prioridade social e de saúde”, o evento reuniu especialistas, gestores e decisores do setor da saúde, para abordar temas centrais na prestação de cuidados, com foco na inovação e qualidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em representação da SPMS, Nilton Nascimento, diretor do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), participou no painel sobre “Inovação e Qualidade nos Cuidados: O utente no centro do processo”.
Na sua intervenção, Nilton Nascimento destacou a relevância da transformação digital e da inovação tecnológica para a melhoria dos cuidados de saúde, enfatizando o papel central do utente. Falou também sobre a evolução tecnológica alinhada com a equidade, sustentabilidade e integração nos processos de saúde e sobre os serviços digitais, que permitem a participação do utente e a inovação no modelo de cuidados.
O dirigente deu ainda nota da evolução de alguns sistemas de informação de apoio à prestação de cuidados de saúde, como o SClínico, a Suite Hospitalar, a Visão Clínica Integrada, entre outros.
A reflexão sobre a implementação de soluções digitais que empoderem os utentes e profissionais, desde a prevenção até à recuperação, como a telemonitorização e teleconsulta, foi um dos pontos altos destas Jornadas da Saúde, que contaram com a perspetiva e a visão da SPMS.
Este evento refletiu a determinação do SNS em alinhar os seus serviços com as melhores práticas globais, promovendo cuidados cada vez mais integrados, inovadores e centrados no cidadão.