“Farmacêuticos: Ao Encontro das Necessidades em Saúde Globais” – Notícias


Assinala-se hoje, dia 25 de setembro, o Dia Mundial do Farmacêutico. A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) escolheu o tema “Farmacêuticos: Ao Encontro das Necessidades em Saúde Globais” para assinalar a efeméride e sensibilizar as autoridades e cidadãos para a relevância da intervenção dos farmacêuticos na resposta às necessidades em saúde e para a construção de comunidades mais saudáveis em todo o mundo.

O dia 25 de setembro, Dia Mundial do Farmacêutico, marca o aniversário da criação da FIP, em 1912, e foi adotado pelo Conselho da Federação em 2009. Em 2020, a organização criou também a Semana Mundial da Farmácia, alargando as celebrações a toda a profissão e abrangendo todos as áreas de intervenção profissional.

A FIP lidera assim a campanha mundial desenvolvida todos os anos para assinalar a data, aproveitando para dar a conhecer as contribuições da profissão para uma melhor saúde em todo o mundo e uma oportunidade para destacar o potencial dos farmacêuticos na melhoria da saúde global.

“Farmacêuticos: Ao Encontro das Necessidades em Saúde Globais” foi o tema escolhido pelo Bureau da FIP para as comemorações deste ano. “De muitas e diversas formas, todos os dias a profissão farmacêutica atende as necessidades em saúde dos cidadãos”, destaca a organização em comunicado.

“Em primeiro lugar, garantem o acesso a medicamentos essenciais e a sua utilização otimizada, mas também utilizam os seus conhecimentos para contribuir significativamente para os cuidados aos cidadãos e para a saúde pública”, refere ainda.

“Em muitos locais, os farmacêuticos são o primeiro ponto de contacto para aconselhamento em saúde e cuidados de saúde primários, especialmente em locais com recursos limitados. Ajudam a prevenir doenças (por exemplo, através da administração de vacinas); realizam exames de saúde, educam os cidadãos e ajudam a melhorar a literacia em saúde; apoiam campanhas de saúde pública, participam na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos, lideram a farmacovigilância e asseguram que os antibióticos são utilizados apenas quando necessários; estão a implementar formas de trabalho mais ecológicas e a abordar o impacto das alterações climáticas na saúde; e defendem mudanças políticas que promovam melhores resultados de saúde. E, tal como demonstrado durante a pandemia da COVID-19, os farmacêuticos estão na vanguarda da resposta às crises sanitárias globais”, destaca a organização.

Clique aqui para aceder a toda a informação disponibilizada pela FIP relativa ao Dia Mundial do Farmacêutico.

Link da fonte

Scroll to Top