A 2.ª edição do Programa Estratégico para o Comprador Público (PECOP) terminou esta terça-feira, com a entrega de certificados a 30 participantes, pela mão de Nuno Costa, vogal executivo, na sede da SPMS, em Lisboa.
Curso inovador, concebido para proporcionar conhecimentos estruturantes aos profissionais que desempenham funções no âmbito da contratação pública, aplicáveis a todas as etapas do processo, o PECOP tem uma carga horária de 90 horas.
O programa compreende o enquadramento legal da contratação pública, incluindo ainda uma componente empresarial, focada em competências estratégicas, de gestão e, também, sociocomportamentais (soft skills).
A profissionalização do “comprador público” faz parte da estratégia da União Europeia, tendo em conta que a contratação pública é um instrumento com elevado potencial para fomentar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, podendo ter um impacto económico significativo e contribuir decisivamente para o bom funcionamento do mercado único.
O curso dirige-se a colaboradores/as das entidades do SNS ou serviços e organismos do Ministério da Saúde que desempenham funções no âmbito das compras públicas, mediante celebração de protocolo.