A SPMS reuniu 11 parceiros de nove Estados-Membros, nos dias 21 e 22 de maio, com o objetivo de apresentar os resultados alcançados pela ação europeia PATHeD (Enabling Patient Access to their Health Data), que incluem um novo serviço de acesso ao Resumo de Saúde.
A ação inovadora PATHeD permitiu a criação de um novo serviço que irá possibilitar aos cidadãos aceder ao seu Resumo de Saúde através de uma aplicação móvel, apresentando-o a um profissional de saúde em português, inglês ou noutro idioma. Em Portugal, este novo serviço será disponibilizado através da App SNS 24. Irá ainda utilizar componentes da atual infraestrutura A Minha Saúde @ UE.
Neste projeto, a SPMS desempenhou um papel fundamental na definição deste novo serviço a nível europeu, liderando ainda o grupo de trabalho encarregue da definição e monitorização das metas de avaliação destes pilotos, que estão a ser implementados no Chipre, Eslovénia, Hungria, Irlanda, Portugal e República Checa.
A reunião teve também como objetivo a definição de um conjunto de recomendações ao nível europeu sobre possíveis novos casos de uso relacionados com o acesso de dados pelos cidadãos, tendo sido ainda sublinhada a importância de desenvolver um ecossistema centrado no cidadão, que permita um acesso abrangente e desimpedido aos dados de saúde individuais.
A participação da SPMS na ação PATHeD representa um passo significativo no desenvolvimento e implementação de soluções que beneficiam diretamente os cidadãos, em contexto nacional e além-fronteiras, ao permitir o acesso ao Resumo de Saúde em várias plataformas e ao melhorar os serviços disponíveis para os cidadãos.
Este serviço será continuamente melhorado, à medida que as traduções oficiais, validadas por especialistas, forem sendo incrementadas para acompanhar a evolução dos serviços A Minha Saúde @ UE, os quais serão um elemento fundamental no futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde.
A SPMS reforça, assim, o seu compromisso na promoção de iniciativas que impulsionam a transformação digital na área da saúde, consolidando a posição de Portugal como pioneiro na inovação digital em saúde na Europa.
A ação PATHeD é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027, ao abrigo do Grant Agreement Nr. º 101084817. Os pontos de vista e as opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Digital HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis pelas mesmas.