O Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar (SIMH), desenvolvido pela SPMS, foi atualizado, este mês, de acordo com a versão da ICD-10-CM/PCS de 01 de abril de 2024. Foram inseridos 40 procedimentos novos e atualizados três. Seis procedimentos foram eliminados.
O SIMH é uma ferramenta essencial para monitorizar e analisar os dados dos doentes que dão entrada nos hospitais do SNS, tendo como principal finalidade recolher, editar e agrupar os episódios de internamento e de ambulatório em Grupos de Diagnósticos Homogéneos (GDH).
O SIMH garante que cada episódio é codificado de acordo com o catálogo da ICD-10-CM/PCS, que permite registos mais detalhados e completos, facilitando a troca de informações entre diferentes instituições e países e a interoperabilidade entre sistemas de saúde.
Deste modo, permite-se exaustividade, especificidade e precisão na caracterização da morbilidade e proporciona-se condições para o estabelecimento de modelos de financiamento mais equitativos e promotores das boas práticas e da inovação clínica.
A ICD-10-CM/PCS é atualizada anualmente no dia 1 de outubro, recebendo posteriormente uma segunda atualização no mês de abril.
Consulte a última atualização: ICD-10-CM/PCS